Cirurgia de joelho em Porto Alegre

Ligue agora: (51) 3013-5709

e-mail: dr.longaray@gmail.com

Ligue agora: (51) 3013-5709

Ligamento Cruzado Posterior

Reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)

Uma das lesões mais comuns no joelho é uma entorse ou ruptura do ligamento cruzado anterior.

Os atletas que participam de esportes de alta demanda como futebol, futebol e basquete são mais propensos a lesionar os seus ligamentos cruzados anteriores.

Se você rompeu seu ligamento cruzado anterior, você pode precisar de cirurgia para recuperar a função completa do seu joelho. Isso vai depender de vários fatores, como a gravidade de sua lesão e seu nível de atividade física.

Descrição

Cerca de metade de todas as lesões do ligamento cruzado anterior ocorrem juntamente com danos a outras estruturas no joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros ligamentos.

Ligamentos lesionados são considerados “entorses” e são classificados em uma escala de gravidade.

ENTORSE Grau I - O ligamento foi ligeiramente esticado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável.

ENTORSE Grau II - Uma lesão de grau 2 é frequentemente referido como uma ruptura parcial do ligamento.

ENTORSE Grau III -  Existe uma ruptura completa do ligamento

Causa – mecanismo :

FIGURA - ENTORSES DO LCA OCORREM POR MOVIMENTO TORCIONAL SOBRE O EIXO DA PERNA FIXA NO SOLO ( PIVOT OU GIRO )

FIGURA - ENTORSES DO LCA OCORREM POR MOVIMENTO TORCIONAL SOBRE O EIXO DA PERNA FIXA NO SOLO ( PIVOT OU GIRO )

FIGURA - ENTORSES DO LCA OCORREM POR MOVIMENTO TORCIONAL SOBRE O EIXO DA PERNA FIXA NO SOLO ( PIVOT OU GIRO )

O ligamento cruzado anterior pode ser ferido de várias maneiras:

Mudando rapidamente de direção

Parando de repente

Desaceleração durante a execução de uma corrida

Aterrisagem incorreta de um salto

Contato direto ou colisão com outro indivíduo

Vários estudos têm demonstrado que as atletas do sexo feminino têm uma maior incidência de lesão do LCA do que os atletas do sexo masculino em certos esportes.

Foi proposto que isso se deva a diferenças de condicionamento físico, força muscular e controle neuromuscular. Outras causas sugeridas incluem diferenças no alinhamento da pelve e da extremidade inferior (perna), aumento da folga nos ligamentos e efeitos do estrogênio nas propriedades do ligamento.

SINTOMAS

Quando você ferir o ligamento cruzado anterior, você pode ouvir um estalo e sentir dor. Outros sintomas típicos incluem:

Dor com inchaço. Dentro de 24 horas, seu joelho vai inchar. Se ignorado, o inchaço e dor pode resolver por conta própria. No entanto, se você tentar voltar ao esporte, seu joelho provavelmente estará instável e você corre o risco de causar mais danos à cartilagem ou menisco do seu joelho.

Perda da amplitude de movimento

Sensibilidade ao longo da linha articular

Desconforto ao caminhar

TRATAMENTO

O tratamento para uma lesão do LCA irá variar dependendo das necessidades individuais do paciente. Por exemplo, o atleta jovem envolvido em esportes de agilidade provavelmente exigirá cirurgia para retornar com segurança aos esportes.

O indivíduo menos ativo, geralmente mais velho, pode ser capaz de retornar a um estilo de vida menos ativo sem cirurgia.

TRATAMENTO NÃO-CIRÚRGICO

Um LCA rasgado não cicatrizará sem cirurgia. Mas o tratamento não cirúrgico pode ser eficaz para pacientes idosos ou com um nível de atividade muito baixo. Se a estabilidade global do joelho estiver intacta, o seu médico poderá recomendar opções simples e não cirúrgicas.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Reconstruindo o ligamento. A maioria das lágrimas de LCA não podem ser suturadas (costuradas) juntas. Para reparar cirurgicamente a LCA e restaurar a estabilidade do joelho, o ligamento deve ser reconstruído. O seu médico irá substituir o seu ligamento rasgado por um enxerto de tecido. Este enxerto age como um guia para um novo ligamento para crescer.

Os enxertos podem ser obtidos de várias fontes. Muitas vezes são tomadas a partir do tendão patelar, tendões isquiotibiais na parte posterior da coxa, tendão do quadríceps ou enxerto de banco de tecidos.

Existem vantagens e desvantagens para todas as fontes de enxerto. Você deve discutir as opções de enxerto com seu próprio cirurgião ortopédico para ajudar a determinar qual é o melhor para você.

Procedimento. Cirurgia para reconstruir um ligamento cruzado anterior é feito com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva.

Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia, menos tempo gasto no hospital e tempos de recuperação mais rápidos.

RECSONTRUÇÃO POR VIDEO UTILIZANDO O TENDÃO PATELAR

RECSONTRUÇÃO POR VIDEO UTILIZANDO O TENDÃO PATELAR

Maurício Portal Longaray
CRM 29456/ TEOT 12285

Ortopedia e Traumatologia

Tags: cirurgia de joelho em PORTO ALEGRE, cirurgia de joelho em GUAÍBA, ortopedia, traumatologia, médico ortopedista, artroscopias, reconstruções ligamentares, fraturas, planejamento terapeutico, reabilitação.

Mauricio Longaray - Doctoralia.com.br

Porto Alegre/RS

Rua Soledade 569, Torre Alfa, sala 912
CEP: 90470-340
Três figueiras, Porto Alegre

Telefones:
(51)99926-8742
(51)3013-5709
(51)3013-5274
(51)3013-3765

Guaíba/RS

Rua Dr. Montauri, 183
Centro, Guaíba
CEP: 92500-000

Telefones:
(51)3480-1818
(51)99527-9597

Gravataí/RS

IORT GRAVATAI
Av. José Loureiro da Silva, 2088
Centro, Gravataí
CEP: 94010-001

Telefone:
(51)3128-3212

Dr. Maurício Longaray

Porto Alegre - RS

Desenvolvido por Sites Rápidos