Cirurgia de joelho em Porto Alegre

Ligue agora: (51) 3013-5709

e-mail: dr.longaray@gmail.com

Ligue agora: (51) 3013-5709

Cartilagem

O que é a cartilagem, qual sua função?

Nas articulações existe a cartilagem articular, que recobre a superfície de contato entre os ossos. Ela é um tecido muito especial, que permite o deslizamento da articulação sem atrito. Também promove absorção e dissipação do impacto e das forças que ocorrem no movimento.

Cartilagem articular no joelho, recobrindo a superfície do fêmur e da tíbia. A patela (rótula) também é recoberta por cartilagem

Como ocorrem as lesões da cartilagem?

As lesões da cartilagem podem ocorrer após um trauma, como uma torção do joelho, por exemplo, ou por um desgaste ao longo do tempo. Esse desgaste pode ter várias causas: sobrecarga, atividades com carga excessiva, excesso de peso, alterações do formato ou alinhamento do joelho, além de tendência genética.

Quando as lesões ocorrem na patela (rótula), são denominadas condropatia patelar. Já a condromalácia é o amolecimento da cartilagem, que perde sua firmeza normal.

Como a cartilagem tem uma baixa capacidade de regeneração própria, as lesões podem progredir com o tempo, principalmente se não tratadas. O estágio final dessa progressão, quando além das superfícies de deslizamento, os outros tecidos da articulação são afetados, é chamado de osteoartrite ou artrose (veja página específica sobre artrose).

Lesão da cartilagem articular

Quais são os sintomas das lesões de cartilagem?

Os principais sintoma são dor e inchaço com atividades. Inicialmente a dor pode ocorrer com atividades mais intensas apenas, mas com a progressão da doença pode haver dor com atividades do dia-a-dia e até mesmo em repouso.

Nos casos de lesão da cartilagem da patela, a dor tipicamente é pior em subidas ou descidas, movimentos de agachamento, levantar-se de um assento baixo.

Como é o diagnóstico das lesões de cartilagem?

O diagnóstico é feito através de uma avaliação e exame médicos cuidadosos, e confirmada através de exames complementares. O principal exame a ser avaliado é a ressonância magnética.

As radiografias também são importantes para a avaliação das alterações ósseas do alinhamento do membro.

Imagem de ressonância magnética mostrando lesão de cartilagem de espessura completa no joelho

Como é o tratamento das lesões de cartilagem?

O tratamento depende da intensidade dos sintomas, do tamanho das lesões, da intensidade das atividades praticadas e da presença de outras lesões, como de ligamento, meniscos ou alterações no alinhamento.

Para a maioria dos pacientes, a primeira linha de tratamento é não-cirúrgico, e envolve:

  • reabilitação e condicionamento físico
  • adequação de fatores de sobrecarga
  • medicamentos para o alívio dos sintomas
  • medicamentos aplicadas dentro da articulação (infiltração e viscossuplementação com ácido hialurônico)

Para a condropatia patelar ou condromalácia, o tratamento sem cirurgia é recomendado na enorme maioria das situações.

Em que casos é indicada a cirurgia?

A cirurgia é indicada no caso da falha do tratamento não cirúrgico, em lesões grandes, com sintomas importantes e em casos de lesões associadas que também necessitem de cirurgia. Lesões grandes tem maior tendência de progressão sem tratamento.

Como são as cirurgias para lesões de cartilagem dos joelhos?

O tratamento é decidido individualmente, depende das características da lesão, de lesões associadas e de discussão dos prós e contras de cada técnica entre médico e paciente.

Microfratura ou microperfurações

Técnica em que pequenos furos, entre 1 e 2 mm, são feitos no osso abaixo da lesão. Isso estimula uma resposta de reparo e formação de fibrocartilagem. Utilizada em lesões pequenas.

Procedimento de microfratura

Transplante osteocondral autólogo

Também conhecido como mosaicoplastia. Cilíndros de até 10 mm de diâmetro são retirados do próprio paciente, de uma área de cartilagem que receba pouca carga, e são transplantados para a área da lesão. Para lesões pequenas e médias.

Procedimento de transferência osteocondral autóloga (mosaicoplastia)

Membranas e cilindros condrocondutivos

Materiais desenvolvidos por bioengenharia são usados para recobrir a lesão. Esses materiais absorvíveis permitem o crescimento de células e estimulam a produção de nova cartilagem. Para lesões médias e grandes.

Uso de membrana condrocondutiva

Transplante osteocondral alógeno, ou transplante a fresco de doador

Da mesma forma que outros órgãos e tecidos, a cartilagem pode ser transplantada de doador falecido. Dessa forma, não há a limitação de tamanho que há quando o tecido é retirado do próprio paciente, e lesões grandes podem ser tratadas. Como a cartilagem não estimula resposta imune de rejeição, não é necessário uso de medicamentos imunossupressores.

Maurício Portal Longaray
CRM 29456/ TEOT 12285

Ortopedia e Traumatologia

Tags: cirurgia de joelho em PORTO ALEGRE, cirurgia de joelho em GUAÍBA, ortopedia, traumatologia, médico ortopedista, artroscopias, reconstruções ligamentares, fraturas, planejamento terapeutico, reabilitação.

Mauricio Longaray - Doctoralia.com.br

Porto Alegre/RS

Rua Soledade 569, Torre Alfa, sala 912
CEP: 90470-340
Três figueiras, Porto Alegre

Telefones:
(51)99926-8742
(51)3013-5709
(51)3013-5274
(51)3013-3765

Guaíba/RS

Rua Dr. Montauri, 183
Centro, Guaíba
CEP: 92500-000

Telefones:
(51)3480-1818
(51)99527-9597

Gravataí/RS

IORT GRAVATAI
Av. José Loureiro da Silva, 2088
Centro, Gravataí
CEP: 94010-001

Telefone:
(51)3128-3212

Dr. Maurício Longaray

Porto Alegre - RS

Desenvolvido por Sites Rápidos